sábado, 11 de junho de 2011

Resistencia de uma Airgun !

  O assunto principal deste artigo é SEGURANÇA! Sendo assim, preste bastante atenção e siga todas as recomendações fornecidas aqui.

Quando falamos em airguns (armas de pressão), precisamos considerar que existem no mínimo quatro tipos de airguns diferentes: PCPs - com reservatório de ar comprimido, CO2 - que utilizam este tipo de gás em seu resevatório, Springers - por ação de mola e as de Gás RAM - que utilizam um pistão a gás. No nosso caso, nossas airguns são do tipo PCP que utilizam um reservatório com ar comprimido, este tipo de arma é considerado o mais potente, obviamente que no caso de uma airgun homemade (arma de pressão caseira) a potência diminui bastante. Isto em função dos materiais utilizados e da forma de confecção que não se assemelham a produção de uma arma profissional. Se você acha que poderá construir uma arma de PVC e garrafa PET e efetuar um disparo com grande velocidade e impacto está enganado. O que se conseguirá (desde que se faça um trabalho com capricho e cuidado) é uma arma de potência e velocidade média, o que seguramente proporcionará ao atirador boas horas de lazer e diversão.

Geralmente utilizamos em nossa airgun um reservatório feito de tubo de PVC (em alguns casos pode-se usar um reservatório feito de extintor de carro, mas mesmo assim não podemos abusar da pressão, pois o corpo da airgun continua sendo de PVC, e neste caso devemos usá-lo como base) de 50mm. Para o corpo da arma as medidas variam de projeto para projeto, mas em média usamos tubos e conexões de 3/4 e 1/2 polegada e de 25 e 20 mm. Vale lembrar que o tubo de 3/4 NÃO TEM o mesmo diâmetro de um tubo de 25mm, da mesma forma que o tubo de 1/2 NÃO TEM o mesmo diâmetro de um tubo de 20mm.1

Tubos e ConexõesConsultamos o site da Tigre e descobrimos que os tubos e conexões para água fria suportam uma pressão de 7,5Kgf/cm² o que dá 106,67PSI. Isso significa que não podemos ultrapassar este limite, caso isto ocorra, corremos um sério risco de provocar uma explosão onde as vítimas seremos nós mesmos. Na hora de enchermos nosso reservatório o ideal é que se ponham 100PSI. Recomendo 100PSI tendo em vista prevenir acidentes que possam ser causados por imperícia ou mesmo negligência do usuário e também por defeitos de fabricação tanto das conexões quanto do manômetro utilizado para verificar a pressão do reservatório. Como disse acima, nosso assunto principal é SEGURANÇA, então não podemos JAMAIS ultrapassar os limites suportados pelo material. Existe uma norma ABNT que regulamenta a pressão que os tubos de água fria devem suportar. Com esta informação deduzimos que todos os tubos e conexões de água fria existentes no mercado devem seguir estas especificações, entretanto, por questão de cautela use apenas materiais de marcas conhecidas (leia-se Tige e Amanco), mesmo que estas marcas possuam materiais mais caros o investimento valerá a pena.

No caso das garrafas PET, elas geralmente explodem com 150PSI. Se formos utilizar uma garrafa PET como reservatório para nossa airgun, também não poderemos ultrapassar os 100PSI, pois a estrutura da airgun é feita de PVC e este é o limite que ele suporta. Mesmo que o reservatório de sua arma suporte 300PSI, se o material usado para construir sua airgun só suporta 50 ou 80 ou 100PSI então este deve ser o limite máximo de pressão a ser utilizado.

A Tigre tem a linha Aquatherm (tubos e conexões para água quente) que suporta pressões de até 24,0Kgf/cm² ou 341,36PSI. Se você construir sua airgun com tubos e conexões deste linha, então você poderá utilizar um reservatório que suporte pressões mais altas, mas sempre equilibre os limites de pressão do reservatório e de sua airgun respectivamente. Os tubos e conexões desta linha também são muito mais caros do que os de água fria.

Fonte: http://airgunmax.blogspot.com/

Um comentário: